Você sabe o que é dor e como lidar com ela?

Em algum momento da vida, todos nós sentimos "dor". Mas você sabe o que é dor? Afinal, cada um tem uma percepção diferente sobre o que sente e que não é uma experiência apenas física, mas também tem um grande impacto emocional.

1. O QUE É DOR?

A dor é um sintoma subjetivo relacionado a alguma lesão de um tecido orgânico. Muitas vezes é a própria doença e pode estar associada a outras queixas, principalmente alterações psicológicas. Dor e sofrimento também estão relacionados às experiências que você já vivenciou ao longo do tempo. De modo que cada um lida com o sintoma de uma maneira diferente.

A dor é definida como crônica se a duração for maior que três meses e pode ser classificada em três grandes grupos: - a neuropática (neurites, neuropatias e síndromes compressivas dos nervos); a somática (alterações musculoesqueléticas) e a visceral (que acomete as vísceras, e.g pancreatite). O diagnóstico é baseado em critérios clínicos e confirmado com exames laboratoriais.

2. QUEM COSTUMA SENTIR MAIS DOR?

A dor é mais prevalente em mulheres de meia-idade, contudo, em alguns estudos, essa proporção é igual à de homens. A dor crônica aumenta com a idade, sendo mais frequente em mulheres de 45 a 65 anos e homens de 65 a 69 anos. Existem estudos que alegam que a dor crônica é mais frequente em pacientes:

  • De baixa renda;
  • Que moram de aluguel;
  • De menor escolaridade;
  • Aposentados;
  • Com incapacidade para o trabalho;
  • Que recebem pensão ou benefício do estado.

A dor crônica incapacitante também é mais prevalente em desempregados ou naqueles que acreditam que não possuem boa saúde física.

Há também a associação entre os transtornos de ansiedade e de depressão ou outros distúrbios psicológicos e a dor crônica.

3. QUAL A CAUSA MAIS COMUM DA DOR CRÔNICA?

A dor musculoesquelética é a causa mais comum de dor crônica, sendo a dor lombar a mais frequente, seguida da dor na cervical e no ombro.

homem com dor

4. COMO TRATAR A DOR?

O tratamento da dor crônica é multimodal e envolve o uso de intervenções farmacológicas (anti-inflamatórios, opioides, antidepressivos, anticonvulsivantes e anestésicos locais), psíquicas, físicas, a utilização de bloqueios anestésicos regionais e métodos neurocirúrgicos.

5. ONDE FAZER O TRATAMENTO?

Você sabia que na CLIVALEMAIS há uma Clínica da Dor? São profissionais especialistas responsáveis pela avaliação e pelo tratamento da dor em todos os seus aspectos. E o melhor: pertinho de você, no Shopping da Bahia.

Saiba mais e agende já sua consulta: https://bit.ly/2nHe47D

6. E MAIS: VOCÊ JÁ CONHECE O CHAPP?

O CHAPP é um aplicativo feito para você, que deseja cuidar da sua saúde com praticidade e conforto, tudo isso com o melhor atendimento médico e até 70% de desconto em consultas e exames particulares!

Clique aqui e saiba mais.