No dia 17 de novembro é celebrado, em diversos países, o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Um dos tipos de câncer mais frequentes na população é o colorretal e um exame muito importante deve ser realizado para a identificação de tumores, favorecendo a cura: a colonoscopia.
1. O QUE É CÂNCER COLORRETAL?
O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais frequente na população masculina brasileira, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). É um tumor maligno que se instala no cólon e no reto.
IMPORTANTE: O CÂNCER DE CÓLON ATINGE IGUALMENTE AMBOS OS SEXOS.
2. COMO PREVENIR?
Você pode prevenir o câncer colorretal através de uma dieta rica em fibras e gorduras não saturadas, com muitas frutas e vegetais frescos; fazendo atividades físicas, mantendo um peso saudável e realizando periodicamente a colonoscopia.
3. O QUE É COLONOSCOPIA?
A colonoscopia é um exame que permite analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado. O exame ajuda a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão. Hoje, é tido como um dos principais métodos de rastreamento do câncer colorretal.
Apesar de ser um exame temido, a colonoscopia é indolor e um procedimento muito importante, que pode auxiliar no diagnóstico do câncer colorretal.
4. QUAL O OBJETIVO DA COLONOSCOPIA?
- Preventivo: a colonoscopia é um procedimento preventivo e atua no rastreamento de lesões malignas e pré-malignas no intestino em pacientes que não apresentam sintomas. Basicamente, seria a identificação de pólipos e tumores precoces, numa fase em que a possibilidade de cura é muito alta.
- Diagnóstico: é um exame diagnóstico, fundamental na investigação de sintomas, sinais e/ou exames laboratoriais que sugiram uma doença intestinal como causa no problema.
- Além da prevenção, os pacientes costumam procurar o médico para realização do exame, com sangue visível ou oculto nas fezes, prisão de ventre e/ou diarreia crônica, anemia por deficiência e de ferro, perda de peso inexplicável, dor ou desconforto abdominal persistente.
- Terapêutico: e por fim tem a função terapêutica, na retirada de pólipos ou lesões precoces e na resolução de alguns problemas no intestino grosso, como, por exemplo, hemorragias.
5. O QUE FAZER ANTES DO EXAME?
O preparo do cólon é fundamental para um bom exame. O intestino deve estar totalmente livre de resíduos fecais sólidos e o resíduo líquido deve estar claro e transparente. Para isso, além de uma dieta especial, é necessária a ingestão de laxantes e líquidos. O preparo do cólon pode ser dividido em fase domiciliar e fase hospitalar, pode ser todo domiciliar ou totalmente hospitalar.
6. COMO É FEITA A COLONOSCOPIA?
Chegando à unidade de atendimento, o paciente é encaminhado para uma sala de exames e passa por uma rápida entrevista. Ele é sedado por um médico anestesiologista e então o médico endoscopista introduz o colonoscópio através do canal anal e o conduz suavemente através do intestino grosso, realizando um exame cuidadoso sem que o paciente sinta desconforto ou dor.
7. QUANTO TEMPO DURA O EXAME?
A colonoscopia dura aproximadamente 30 minutos. O tempo de permanência no setor é de aproximadamente 1 hora.
8. PARA QUEM É INDICADO?
O exame é indicado preventivamente para:
- Todo indivíduo (mesmo sem qualquer sintoma) maior de 45 anos.
- Todos os familiares (de primeiro grau) de portadores de lesões malignas ou pré-malignas do intestino (câncer ou pólipos).
- Todas as pessoas com sintomas/sinais e ou achados laboratoriais suspeitos de serem de origem intestinal.
9. ONDE FAZER A COLONOSCOPIA?
Na CLIVALEMAIS, você consegue fazer a colonoscopia com comodidade, praticidade e pertinho de você. O exame é realizado no Shopping Paralela.
Saiba mais e agende já sua consulta: https://bit.ly/2nHe47D
E MAIS: VOCÊ JÁ CONHECE O CHAPP?
O CHAPP é um aplicativo feito para você, que deseja cuidar da sua saúde com praticidade e conforto, tudo isso com o melhor atendimento médico e até 70% de desconto em consultas e exames particulares!
Clique aqui e saiba mais.
Dr. Eldo Costa- CRM 11919.