Saiba 5 Cuidados que as Crianças Devem Ter no Verão

Saiba 5 Cuidados que as Crianças Devem Ter no Verão

O verão é uma estação do ano marcada pelo aumento das temperaturas, dias mais longos e noites mais curtas. E pela previsão, a expectativa é que esse verão tenha temperaturas entre a a média e acima da média na maior parte das regiões. Com a estação, a rotina das crianças começa a mudar, já que representa um período de férias escolares, atividades ao livre e muita diversão.

Isso também significa que os papais e mamães devem ter cuidado dobrado. Nosso time de pediatras montou uma lista com cuidados com a saúde das crianças no verão. Confira:

1. CUIDE-SE DO SOL

Nesta época do ano a exposição dos raios solares é ainda mais intensa e a atenção deve ser proporcional. Bebês de até 6 meses não podem usar protetor solar, por isso, atenção aos horários em que ele ficará exposto ao sol. Entre os 6 meses e 5 anos é recomendado que a criança use protetores solares infantis, que têm menos substâncias químicas. O horário de tomar sol é até às 10h da manhã e, depois, a partir das 16h, regra que vale para adultos e crianças.

Entre às 10h e 16h, em especial no meio-dia, há maior incidência de radiação ultravioleta B (UVB), principal responsável por queimaduras e alterações que podem levar ao câncer de pele.

E SEMPRE USE O FILTRO SOLAR RECOMENDADO PELO SEU PEDIATRA!

2. USE ROUPAS ADEQUADAS

Devido ao calor e aumento de suor, as roupas devem ser de algodão, finas e folgadas de modo a permitir uma maior ventilação, facilitando a evaporação do supor.

Na praia, sungas e biquínis são os trajes ideias, porém deve-se tomar cuidado com o hábito de ficar com a roupa molhada após sair da praia, isso favorece o surgimento de micoses da pele.

E nada de deixar os pequenos sem roupa: o contato com a areia ou cadeiras sujas pode levar a problemas de pele e no trato geniturinário.

3. HIDRATE-SE!

Água, água e mais água!

A água é essencial para o funcionamento do nosso corpo, mas devemos ficar ainda mais de olho na quantidade de água que as crianças estão bebendo, já que eles perdem líquidos mais rapidamente que os adultos. No verão esse cuidado é ainda mais importante, já que o suor corporal aumenta e precisamos de ainda mais água para regular nossa temperatura.

4. CUIDE DA ALIMENTAÇÃO

Manter uma rotina alimentar saudável nas férias não é uma tarefa fácil, já que acontecem as viagens de férias e festas de final de ano. Quando está muito quente, o ideal é comer alimentos mais leves e com menos gorduras. Inclua saladas bem coloridas na dieta. Frutas e legumes ricos em caroteno e em vitaminas, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares são bastante indicados nessa época. Entre elas estão:

  • Folhas verdes escuras (ricas em vitaminas, importante para a aparência da pele) e legumes como: espinafre, couve, folhas de mostarda, brócolis, pimentão, tome, nabo, cenoura, abóbora e abobrinha.
  • Frutas: laranja, ameixa, ameixa seca, nectarina, cereja, pêssego, melão, manga e mamão.

5. VÁ AO PEDIATRA

São diversos problemas de saúde que costumam acontecer nessa estação: Desidratação, conjuntivites, queimaduras, intoxicação alimentar, insolação, micoses, entre outros. Por isso, é essencial que você leve seu filho ou sua filha

6. ONDE IR AO PEDIATRA?

Na CLIVALEMAIS, você consegue realizar sua consulta com Pediatras especialistas e parceiros com comodidade, praticidade e pertinho de você e de seus filhos.

Saiba mais e agende já sua consulta: https://bit.ly/2nHe47D

E MAIS: VOCÊ JÁ CONHECE O CHAPP?

O CHAPP é um aplicativo feito para você, que deseja cuidar da sua saúde com praticidade e conforto, tudo isso com o melhor atendimento médico e até 70% de desconto em consultas e exames particulares!

Clique aqui e saiba mais.