Ressonância Magnética: o que é e por que fazer?

Você sabe por que fazer o exame de Ressonância Magnética? Nesse artigo, trazemos algumas informações importantes sobre o exame para você estar pronto(a) e com todas as dúvidas esclarecidas!

Ressonância Magnética: o que é e por que fazer?

O QUE É RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?

Não precisa ter medo! Apesar da máquina com visual meio futurista, o exame de Ressonância Magnética é um exame não invasivo, realizado em um aparelho que utiliza um campo eletromagnético sem emissão de radiação. Ou seja, a máquina possui um ímã, que se conecta ao nosso corpo através dos campos magnéticos, que produzem imagens com alta resolução.

POR QUE FAZER?

Com o exame, o médico pode avaliar sua anatomia e enxergar qualquer alteração. Por isso, a Ressonância Magnética é muito indicada para pesquisa e análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, entre outras.

A Ressonância Magnética pode diagnosticar alguns tipos de câncer e até infecções.

Cada vez mais, o exame tem sido utilizado como um complemento ao exame clínico, já que se trata de um exame não invasivo, que não causa dor e que não utiliza radiação ionizante, além, é claro, do grande detalhamento anatômico.

3. HÁ CONTRAINDICAÇÕES?

São poucas as contraindicações para a realização do exame, geralmente relacionadas aos pacientes que utilizam dispositivos que a máquina pode alterar seus funcionamentos. Alguns exemplos são: tipos de marca-passo cardíacos, implantes cocleares, dispositivos implantáveis, etc.

Quando o exame não utiliza o meio de contraste intravenoso, não há riscos para os pacientes. Então é importante se certificar que você não possua nenhum objeto metálico por perto durante o procedimento.

O uso de dispositivos metálicos tipo hastes e parafusos não é uma contraindicação para o exame, mas pode distorcer algumas das imagens. Para isso, existem formas específicas para a redução da distorção que podem contribuir com a melhoria da qualidade das imagens.

É recomendado também que você não use maquiagem, spray, entre outros, que possam possuir ferro na composição.

4. QUAIS AS RECOMENDAÇÕES?

  • Assim que chegar, você deve retirar qualquer item de metal (brincos, grampos, etc)
  • Depois, você deve se deitar na maca, onde um aparelho (chamado bobina) cobrirá a parte do corpo a ser estudada
  • Em seguida, você deslizará para um tubo. É importante que você fique imóvel até o final do exame.

5. E CONTRASTE VENOSO, O QUE É?

O meio de contraste venoso é uma medicação super segura, que possibilita dar mais detalhamento e pistas sobre lesões. É recomendada para alguns casos e prescrita pelo médico radiologista que acompanha a realização do exame.

6. ONDE FAZER RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?

Na CLIVALEMAIS, você consegue fazer a Ressonância Magnética com comodidade, praticidade e pertinho de você. O exame é realizado no Shopping da Bahia.

E o melhor: a CLIVALEMAIS irá abrir uma unidade exclusiva para Ressonância Magnética dentro do Shopping, para você ter o melhor resultado possível, aliado ao atendimento de qualidade que já é tradição da clínica.

Saiba mais e agende já sua consulta: https://bit.ly/2nHe47D