O pré-natal é o acompanhamento médico realizado durante a gestação e tem como objetivo prevenir, orientar, esclarecer e diagnosticar qualquer alteração na saúde da gestante ou do bebê.
Em média, uma gravidez dura 40 semanas. Por essa razão, além da qualidade das consultas, a frequência é fundamental. Hoje, é recomendado que o pré-natal seja iniciado antes da concepção, de preferência até 3 meses antes. Assim, a mulher pode realizar uma consulta médica completa, bem como os exames prévios da gestação.
A importância do pré-natal
A principal missão do pré-natal é garantir que tanto a mãe quanto o bebê mantenham-se saudáveis durante os 9 meses. Quanto mais seguros os pais estiverem, mais tranquilo será a gestação, bem como o parto. Além disso, todas as dúvidas, vantagens e desvantagens de cada escolha para a chegada da criança poderão ser esclarecidas.
Um ponto importante a ser observado é se a mulher que deseja engravidar é obesa, diabética ou hipertensa. Esse diagnóstico é muito importante para a realização de um tratamento prévio, com a finalidade de alcançar o controle e o equilíbrio durante a gravidez.
Invista no ácido fólico
Considerado um suplemento vital na gravidez, o ácido fólico ajuda a prevenir problemas congênitos no bebê, como a má-formação do sistema nervoso central. Seu uso é recomendado 3 meses antes da concepção.
Vale ressaltar que o ácido fólico é vendido em farmácias, mas também é distribuído gratuitamente em postos de saúde.
Além dele, o médico também poderá recomendar o uso de algum suplemento como vitamina D, ferro e cálcio, de acordo com a necessidade da gestante. Esses nutrientes podem ser supridos normalmente por meio da alimentação.
Durante as Consultas
Além de monitorar o estado de saúde da mãe e do bebê, a consulta de pré-natal é a chance de tirar suas dúvidas com o médico. Portanto, não esqueça de levá-las anotadas.
Normalmente, nas consultas de pré-natal o que o médico faz é:
- Identifica doenças que já estavam presentes no organismo (hipertensão arterial, diabetes, anemias, sífilis, doenças do coração, dentre outras);
- Detecta problemas fetais como más-formações;
- Avalia aspectos relacionados à placenta, possibilitando tratamento adequado;
- Identifica a DHEG (Doença Hipertensiva da Gestação). Essa patologia constitui uma das principais causas de mortalidade materna no Brasil.
De acordo com o nosso Ginecologista e Obstetra, Dr. Adalberto Visco, é durante as consultas médicas que o profissional irá orientar a gestante com relação à sua dieta, sono, vacinas, hábito intestinal, exercícios, vestuário, sexualidade, consumo de álcool, drogas e medicamentos, além de outras recomendações.
“O médico poderá ajudar na promoção e manutenção do bem-estar físico e emocional ao longo da gestação, parto e nascimento”, afirma Dr. Adalberto Visco.
Quer ter um acompanhamento completo durante a sua gravidez? Na CLIVALEMAIS, dispomos de um corpo clínico especializado para te atender com todo o cuidado e atenção que você precisa. Marque sua consulta!
SOBRE CLIVALEMAIS
Há 75 anos iniciamos nossa história e nosso objetivo era um só: oferecer à população de Salvador um atendimento clínico de qualidade, com preço acessível. A CLIVALEMAIS investe constantemente em equipamentos de ponta, em métodos atualizados e avançados, além de contar com os melhores profissionais. Acompanhando os avanços da ciência e da tecnologia, nossa clínica conquistou, ao longo desses anos, o respeito e a admiração dos baianos.