ASMA: VOCÊ SABE COMO PREVENIR?

A asma é uma doença crônica, recorrente, porém perfeitamente controlada com o tratamento adequado. Na maioria dos casos, existe uma predisposição genética do indivíduo a esse tipo de enfermidade. Seguindo à risca as orientações médicas e o tratamento, fica mais fácil conviver com a doença. Confira algumas dicas da Dra. Cleide Cruz, pneumologista e grande parceira da CLIVALEMAIS.

COMO IDENTIFICAR A DOENÇA? 

1 – ENTENDA A DOENÇA

Comece evitando o preconceito. A maioria dos pacientes evita falar a palavra asma e, muitas vezes, a denomina como bronquite. A asma é uma alergia respiratória, causada por uma inflamação nos brônquios e que se agrava ao entrar em contato com fatores ambientais. Dentre os sintomas mais comuns estão:

  • Dificuldade para respirar (falta de ar);
  • Tosse com ou sem produção de muco, principalmente à noite;
  • Sensação de pressão no peito;
  • Chiado ou ruído característico ao respirar.

 

2 – CASA LIMPA, CRISE CONTROLADA

Fazer o controle do ambiente é essencial para quem quer se livrar das crises asmáticas. Cortinas, cobertores e carpetes acumulam ácaros e podem agravar o quadro alérgico. O filtro do ar condicionado também merece atenção redobrada. Mantenha-o sempre limpo e com uma temperatura agradável. No caso dos ventiladores, dê preferência aqueles com grade removível, que facilita a limpeza.

SOU FUMANTE. E AGORA?

3 – É PROIBIDO FUMAR

O hábito de fumar, seja de forma ativa ou passiva, pode agravar a asma. Sabemos o quanto é difícil abandonar o cigarro. Porém, se você tem problemas respiratórios, saiba que consumo é ainda mais perigoso. Isso porque o tabaco aumenta a inflamação das vias aéreas, comprometendo os pulmões. Vale lembrar que o mero ato de estar no mesmo ambiente de fumantes também traz riscos. Por isso os asmáticos precisam ter atenção redobrada.


4 - ATIVIDADES FÍSICA: SUA MELHOR ALIADA

Movimentar o corpo é fundamental para o controle da asma. Procure uma atividade aeróbica do seu agrado, mas que possa ser realizada, no mínimo, 3 vezes por semana. Dentre osesportes mais recomendados, a natação está em primeiro lugar, principalmente para crianças e adolescentes.

 

OS PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO

5 – EVITE A AUTOMEDICAÇÃO

As doenças, de forma geral, não são iguais em todas as pessoas. Cada paciente é único e a forma da asma se manifestar é individualizada. Portanto, o medicamento que funciona muito bem para uma pessoa pode não funcionar para outra. Evite a automedicação e procure um especialista para indicar o melhor tratamento para você.

Vale lembrar que, aqui na CLIVALEMAIS contamos com uma equipe especializada e pronta para te atender. Marque sua consulta!

 

SOBRE A CLIVALEMAIS

Há 78 anos iniciamos nossa história e nosso objetivo era um só: oferecer à população de Salvador um atendimento clínico de qualidade, com preço acessível. A CLIVALEMAIS investe constantemente em equipamentos de ponta, em métodos atualizados e avançados, além de contar com os melhores profissionais. Acompanhando os avanços da ciência e da tecnologia, nossa clínica conquistou ao longo desses anos o respeito e a admiração dos baianos.