Câncer Colorretal

Dra. Manuela Britto

Câncer Colorretal

O câncer colorretal (CCR) é o segundo câncer mais frequente na mulher e o terceiro mais frequente no homem. A taxa de mortalidade devido ao CCR vem caindo há várias décadas. A principal razão disto é que os polipos intestinais são diagnosticados durante o rastreamento e retirados antes que o câncer  possa se desenvolver. O rastreamento também possibilita que a doença seja diagnosticada precocemente, quando é mais fácil de ser tratada e curada. Além disso, o tratamento do CCR evoluiu bastante nos últimos anos.

Os principais sintomas são a mudança de hábito intestinal (constipação ou diarreia) sem associação com o alimento ingerido, anemia, fraqueza, cólica abdominal, emagrecimento, sangramento retal, sensação de evacuação incompleta.

A colonoscopia é o exame mais eficaz para rastreamento dos tumores de cólon e reto. A primeira colonoscopia preventiva deve ser realizada a partir dos 50 anos, em indivíduos assintomáticos.  Para indivíduos com história familiar de CCR a colonoscopia pode ser necessária antes dos 50 anos. O momento certo deve ser orientado por seu medico,  considerando fatores como idade, grau de parentesco e número de parentes que apresentaram a doença. Procure seu médico coloproctologista para uma avaliação!