Asma. O que você precisa saber para ela te esquecer.

Dra. Cleide

Asma. O que você precisa saber para ela te esquecer.

A asma é uma doença crônica, recorrente, porém perfeitamente controlada com tratamento adequado. Existe predisposição genética, então eu brinco com meus pacientes dizendo que eles nascem com defeito de fabrica mas  seguindo á risca as orientações médicas e tratamento dá para conviver com este defeito numa boa.

Começamos evitando o preconceito. A maioria dos pacientes evitam falar na palavra asma, eles preferem dizer que tem bronquite. Eu explico para eles que a asma é apenas uma alergia respiratória onde ocorre uma inflamação nos brônquios que pioram quando eles entram em contato com fatores ambientais como: poeira, ácaros, fungos, mofo, produtos químicos, mudanças do clima, pelos de animais, inseticida, incenso, aromatizantes, lã, pelúcia etc. fica claro então que a primeira medida para asma te esquecer é o controle ambiental . O fumo ativo ou passivo piora muito a asma, evite também cortinas, cobertores e carpetes, pois eles acumulam ácaros. Mantenha o filtro do ar condicionado limpo e deixe em uma temperatura confortável. Prefira ventiladores com grade removível para facilitar a limpeza.

Atividade física regular é fundamental para o controle da asma. O melhor esporte para o asmático é a natação, principalmente em crianças e adolescentes, mas na impossibilidade de fazer natação deve ser efeito uma atividade aeróbica regular no mínimo  03 vezes por semana

As doenças de forma geral não são iguais em todas as pessoas. Cada paciente é único e a forma da asma se manifestar é individualizada, portanto o medicamento que funciona muito bem para uma pessoa pode não funcionar para outra. Evite a automedicação procure o especialista para indicar o melhor tratamento para você. Eu digo aos meus pacientes que devemos praticar a medicina dos 03 P, ou seja: Prevenção, Participação compartilhada do paciente  e Personalização do tratamento .

Faça o controle ambiental, pratique atividade física regularmente, e siga o tratamento recomendado por seu médico que  A SUA ASMA VAI TE ESQUECER .